Além de Pompeia – Redescobrindo os encantos de Stabiae

Stabiae era uma cidade romana próxima a Pompeia, a 16 quilômetros do Monte Vesúvuio. Com a grande erupção de 79 d.C., Stabiae foi destruída e também preservada.  Uma ótima oportunidade para se conhecer mais sobre essa cidade e os costumes da Roma Antiga, aqui mesmo no Brasil, na exposição sediada na Uerj até dia 18 de novembro.

UERJ recebe exposição inédita de Stabiae no Brasil
.
Mostra terá, pela primeira vez fora da Itália, quarto de dormir da época.
.

Peças que resistiram à destruição provocada pela erupção do vulcão Vesúvio nas cidades italianas de Pompeia, Stabiae e Herculano em agosto de 79 d.C., descobertas  em escavações no século XVIII, fazem parte da exposição inédita no Brasil que leva o nome de Além de Pompeia – Redescobrindo os encantos de Stabiae e será inaugurada para convidados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no dia 13 de setembro, às 19h. A mostra estará aberta ao público entre 14 de setembro e 18 de novembro no campus Maracanã da Uerj.
Organizada pela Fundação RAS (Restoring Ancient Stabiae), a exposição ocupará o espaço do hall do Teatro Odylo Costa, filho. A mostra permitirá aos visitantes conhecer um quarto de dormir da época, chamado la stanza erótica, montado pela primeira vez fora da Itália, seguir o trajeto de redescoberta da história das três cidades do império romano por meio de peças originais encontradas nas escavações do sítio arqueológico em Stabiae, sede da RAS, e interagir com uma simulação da erupção do Vesúvio por meio de som e imagens da lava.
“A parte mais bonita da mostra são os afrescos que os moradores mantinham em suas residências. Esculturas e objetos da vida cotidiana daquele período também fazem parte do conjunto selecionado para a exposição, de modo que o público possa entender como estava organizada a sociedade da época”, diz o diretor do Departamento de Arqueologia Subaquática da Fundação RAS, professor Ugo di Capua.
Além da exposição com 30 peças, a Uerj vai receber também o Festival de Cultura Napolitana, com atividades musicais, cinema, teatro e gastronomia, que acontecerá durante os dois meses da mostra.

.
Exposição Além de Pompeia – Redescobrindo os encantos de Stabiae

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Hall do Teatro Odylo Costa, filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Abertura: 13 de setembro, quinta-feira, às 19h

Visitação: 14 de setembro a 18 de novembro de 2012

Horário: terça a sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h

Informações para a imprensa: Departamento Cultural da Uerj – (21) 2334-0728 / 0938

Fonte: Decult

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s