Sobre o blog e a autora

Olá! 🙂

Eu sou Bia Gratti, a idealizadora do Litterae!

Comecei minha trajetória nesse estudo em 2001, quando ingressei na faculdade de filosofia na Unicamp. Lembro-me que a primeira aula que tive na faculdade  foi de latim. Estava com muito receio da matéria, achava que seria uma língua impossível de aprender, dificílima! Mas estava obstinada a estudar filosofia e teria que enfrentar dois anos dessa língua conforme determinava o curriculum do curso. Mas, qual foi minha surpresa ao receber da professora os primeiros textos do método Aprendendo Latim e conseguir entender com grande facilidade o que estava escrito! O restante das duas horas da aula pareceram poucos minutos diante do entusiasmo contagiante da Prof. Isabella Cardoso!

Posso dizer que meu amor pelos estudos clássicos foi paixão à primeira aula!

Ao longo da graduação, acabei por me dedicar mais ao latim do que à própria filosofia, tenho em meu histórico mais créditos em letras clássicas que em filosofia. Além disso, sob orientação do Prof. Paulo Sérgio de Vasconcellos, dediquei-me à tradução de uma obra de Cícero, intitulada Sobre a Adivinhação, e também ao estudo da religião romana, especialmente as práticas divinatórias.

Segui com minhas pesquisas e com a tradução de Cícero no mestrado, que ingressei em 2006. Na mesma época comecei a lecionar o latim em aulas particulares, no curso de extensão da Unicamp e também em uma escola de ensino fundamental em Paulínia. No ano de 2008 e início de 2009 lecionei em várias unidades de uma universidade particular.

Em 2010, tomei a decisão de continuar meu trabalho apenas com aulas particulares, dadas as inúmeras dificuldades presentes em nosso tradicional sistema de ensino.

Atualmente, procuro transmitir os meus conhecimentos de latim, grego e cultura clássica através das aulas particulares presenciais em Campinas, e também por Skype para quem está distante. Sempre que posso compartilho alguma informação aqui no Blog e também na página do Facebook.

Sintam-se à vontade para comentar e compartilhar o entusiasmo pelo estudos clássicos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s